Mesmo que você não queira, acredite, a sua marca já está no universo online e nas redes sociais. Cabe a você usufruir e explorar de forma estratégica as oportunidades que o mundo digital traz. Abaixo, listo 5 passos iniciais para você começar a se posicionar digitalmente:
1) Personifique sua marca para as redes sociais
As pessoas estão nas redes sociais para se relacionarem com pessoas. Pense na sua marca dessa forma. Quantos anos ela teria se fosse um ser humano? Seria homem ou mulher? Suas preferências, tom de voz, jeito de falar…
2) Personifique seu público
Quais problemas ele tem que você pode resolver? Do que ele gosta? Como é a rotina? Falar com “uma” pessoa também é a melhor estratégia para personificar a sua comunicação.
3) Planeje seus conteúdos
Crie um cronograma com os temas-chaves relevantes para o seu público e compatíveis com o seu negócio, partindo sempre da premissa de seu público-alvo: como esse conteúdo pode ser útil para ele? Como posso ajudá-lo? Qual problema posso ajudar a resolver? O que posso agregar? Sabe aquela camiseta clássica do varejo em que está escrito “posso ajudá-lo?” Vista-a mentalmente ao pensar e criar seus conteúdos!
4) Faça comunicação
Não é só falar. O processo de comunicação pleno inclui o ouvir e recomeçar todo o círculo a partir desse feedback. Com os recursos disponíveis na comunicação digital os feedbacks podem ir muito além e ajudá-lo não somente a moldar as suas mensagens, mas também a sua estratégia e até o seu negócio. Fique atento e aberto a eles e aproveite os insights gratuitos pelos quais antes você tinha de investir em amplas pesquisas de mercado.
5) Seja estratégico
Todas as dicas anteriores já foram úteis para criar conteúdos engajadores. Junto com tantos outros direcionamentos, era possível criar algo com alto potencial alto de engajamento. Mas, como costumamos dizer, almoço grátis não existe! Hoje, as plataformas são verdadeiras mídias, nas quais é preciso investir. Mas, em todo caso, um conteúdo relevante ainda vai te ajudar a ter uma performance melhor e a deixar a casa limpa e linda para quem vier te visitar.
E quem resiste a um ambiente limpo, aconchegante e a uma boa conversa com um anfitrião atencioso, que ouve, retribui e cativa?
E se você precisa de ajudar para colocar o passo a passo em prática, conte com a gente!
*Trecho tirado do artigo “Para vender, é preciso parar de vender“, publicado na Revista Infra.
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